Carbeirinho - uno spettacolo della natura

 

 

Carbeirinho um encanto da natureza no olhar da ilha de São Nicolau

  • Eleito uma das sete maravilhas de Cabo Verde, Carbeirinho esconde-se numa gruta gigantesca ao pé do mar, vestida de vegetação própria e embainhada por uma praia de areia preta brilhante.
 

Localizado no concelho do Tarrafal de São Nicolau, a 15 km da cidade do Tarrafal em direcção à localidade de Praia Branca, Carbeirinho é um verdadeiro presente da natureza para quem quer mar, tranquilidade, beleza e encanto.

A paisagem, fruto de um capricho da natureza encanta tanto pelo mar como por terra.
 
Composta por sua larga gruta em formato de cone com rochedos de diversas cores que se desprendem ao longo do despenhadeiro sempre verdejante, graças à existência de fontes de água doce que desembocam nas paredes, mantendo a humidade durante todo o Ano.
 
O mesmo, serve de abrigo para quem quer ir lá visitar, podendo passar ali dias e noites tranquilas, desfrutando da brisa do mar e do silêncio da tranquilidade que as ondas interrompem de vez em quanto conforme a maré.

Ultimamente tem-se transformado num dos principais pontos de lazer dos fins-de-semana da população de toda a ilha e um dos maiores pontos de atractividade turística do concelho.
 
A baía que contorna a gruta é uma autêntica piscina natural com um mar riquíssimo em peixes e crustáceos ideais para a pesca artesanal. A praia de areias pretas e brilhantes esconde propriedades medicinais devido  sua riqueza de titânio e iodo característico das praias do litoral do Tarrafal de São Nicolau.

Para além da praia, as plataformas de rochas sedimentares estendem-se ao longo da costa e formam um piso quase que cimentado com algumas fendas que se transformam em pequenas piscinas naturais cujas águas quentes convidam a um mergulho.  
 
Da plataforma é possível avistar frequentemente Golfinhos a desfilarem os seus saltos ao longo da baía e em dias de sol e boa visibilidade é possível avistar claramente os ilhéus Rasos e Brancos, a ilha vizinha de Santa Luzia e os pontos mais altos de São Vicente e Santo Antão.
 
Como Chegar a Carneirinho?

A partir da cidade do Tarrafal chegar a Carbeirinho é muito simples.


Em carros de carreiras, que geralmente seguem para a localidade de Praia Branca o preço do transporte é de 100 escudos por trajecto.

Depois de percorrer os 15 km, uma placa de indicação com o nome Carbeirinho aponta em direcção a uma estrada de terra batida no lado esquerdo do trajecto. A localização exacta que deverá seguir para descobri este encanto.
 
O trajecto pela estrada de terra batida dura menos de dez minutos de carro e aproximadamente vinte minutos a pé.

Geralmente para quem preferir os carros de carreira, deverá fazer o resto do trajecto a pé porque estes têm que seguir a viagem até à próxima localidade. Mas não é nada de se arrepender pois, poderá apreciar uma bela paisagem deserta que se estende no sopé do Morro Furado onde foi cortada a estrada.